Essa é a área da Odontologia que estuda o crescimento e desenvolvimento da face, bem como o desenvolvimento das dentições decídua (de leite), mista e permanente e seus desvios de normalidade, prevenindo, interceptando e corrigindo as más oclusões dentárias.
A função principal do tratamento ortodôntico é restabelecer a oclusão dentária (perfeito engrenamento dos dentes superiores com os inferiores), que é fundamental para a correta mastigação e, consequentemente, a adequada nutrição e saúde bucal.
Com o restabelecimento da oclusão, evitam-se problemas relativos à respiração, deglutição, fala e articulação temporomandibular (ATM).
Não existe idade máxima para a realização de tratamento ortodôntico, embora no paciente adulto alguns cuidados especiais devam ser tomados, principalmente em relação aos tecidos de suporte dos dentes, que podem chegar a contraindicar o tratamento (problemas periodontais).
Garantir um belo sorriso é o objetivo final de um aparelho ortodôntico, no entanto, melhorar a aparência do seu sorriso é apenas uma das razões para investir em ortodontia.
Muitos pacientes acreditam que só o tratamento odontológico sozinho é suficiente para corrigir problemas da boca, mas isso não é verdade. Os procedimentos odontológicos podem restaurar os dentes danificados, e a ortodontia é necessária para realinhar os dentes tortos.
Benefícios da ortodontia
O aparelho dentário não possui apenas a função de dar ao paciente um sorriso bonito, envolve também a correção de uma mordida ruim, reposiciona mandíbulas desalinhadas, além de endireitar os dentes tortos, maximizando sua saúde bucal em geral.
Os pacientes que recebem cuidados ortodônticos terão menor incidência de disfunção da ATM e favorece nas funções dos dentes, melhorando sua mordida.
Cada boca é diferente e tem seus próprios problemas específicos para o indivíduo. Para as crianças, os problemas mais comuns estão relacionados ao mau alinhamento dentário. Isso pode ser causado pela superlotação. Por isso o tratamento precoce é indicado para que se possa corrigir os problemas identificados nesta fase.
Muitos problemas surgem já na fase adulta e o aparelho dentário se torna um meio eficaz para solucionar.
Sem tratamento, os problemas ortodônticos podem levar à doença da gengiva ou perda óssea, cárie dentária, problemas digestivos e de mastigação, dificuldades de fala, perda de dentes ou excesso de desgaste dos dentes e outras lesões dentárias. É importante que o tratamento seja adequado e devidamente completado.
Existe uma ampla gama de diferentes tipos de tratamentos ortodônticos disponíveis em nossa clínica de odontologia. O melhor método de tratamento dependerá de qual problema ortodôntico o paciente apresentar. Agende sua consulta!