Implante Dentário Consiste em um “pino” de titânio em formato que simula a raiz de um dente, ou seja, fica fixado em tecido ósseo para servir de suporte para uma coroa protética (dente).
Para instalação há necessidade de um procedimento cirúrgico delicado e relativamente rápido, o que implica em um pós-operatório tranquilo, indolor e com pouco edema, não causando desconforto ao paciente.
Após a cicatrização dos implantes dentários, faz-se uma moldagem (cópia) da boca do paciente para que possam ser confeccionadas as próteses.
Mais do que a maioria das pessoas costumam imaginar num primeiro momento, os benefícios propiciados pelo implante dentário se estendem para além da própria estética, o que por si só, já é algo bastante significativo. Entre outros proveitos, o implante dentário também melhora a mastigação, que, de sua parte, facilita a digestão, contribuindo para a redução e/ou tratamento de distúrbios gástricos.
Hoje já são considerados terceira dentição, uma vez que nenhum outro tipo de tratamento se assemelha tanto ao dente natural.
A perda de um dente ocorre geralmente por falta de higiene bucal, que pode ocasionar cárie e doença periodontal, mas também pode ocorrer devido a algum trauma e fratura dental.
O implante dentário é indicado para substituir um ou mais dentes que foram extraídos ou estão condenados e serão extraídos. Trata-se de um parafuso feito de titânio que servirá de alicerce para receber a futura prótese dentária, assim como a raiz do dente e a coroa.
Saiba mais:
A prótese dentária é segura?
A prótese sobre implante é bem estabelecida e segura, assim como os dentes naturais, irão durar de acordo com os cuidados que você manter, seguindo cuidadosamente as orientações do cirurgião-dentista.
Se você respeitar as consultas de retorno, isso aumentará a longevidade dos seus implantes.
Se negligenciar os cuidados, eles sofrerão de forma semelhante, o mesmo processo que seus dentes sofreram até a perda.
O que acontece depois que a prótese dentária é colocada?
Após a colocação do implante, o osso ao redor dele precisa se fundir com o titânio, isso demanda em torno de alguns meses.
Se você está tendo um, dois ou três dentes substituídos, você pode ter uma prótese dentária temporária nesse meio tempo. Portanto, é possível utilizar a prótese mesmo após a cirurgia, com algum ajuste objetivando a estética temporária.
Após finalização do seu trabalho, acompanharemos com consultas de retorno para dar o suporte necessário para que os implantes permaneçam saudáveis.
Marque hoje mesmo uma consulta e garanta já sua saúde bucal.