Refrigerante estraga os dentes?

Quer seja açucarado ou sem açúcar, os refrigerantes podem ser deliciosos, mas apresentam certos riscos à saúde, incluindo dos dentes.

Há muitas razões para evitar refrigerantes. Não só porque refrigerantes açucarados são ricos em calorias sem nutrientes, já que o consumo está associado com o desenvolvimento de obesidade e diabetes tipo 2 (no caso de açucarada).

Da mesma forma, sejam eles açucarados ou não, os refrigerantes contêm ácidos (como o cítrico e o fosfórico) que podem danificar a superfície dos dentes, dando lugar a manchas, cáries e outros problemas dentários.

É por isso que é importante limitar sua ingestão, como outras bebidas que podem manchar os dentes, como café, chá e vinho, bem como certos alimentos que podem manchar os dentes, como frutas de cor escura e alguns produtos. Saiba mais:

  • O refrigerante, tem uma base agridoce, que contém açúcar e ácido (por exemplo, cítricos). Ambos os ingredientes afetam os dentes, destruindo o esmalte e causando cáries;
  • O chá e o café em si não danificam os dentes. O escurecimento dos dentes depois de beber chá preto ou marrom danifica sua aparência, mas não o esmalte dos dentes;
  • As bebidas perfeitas para os dentes são água e leite que, em geral, contém todos os minerais e microelementos necessários para a formação do esmalte dentário e a manutenção dos dentes.

Crianças, adolescentes e adultos que gostam de refrigerante devem seguir algumas regras simples de higiene bucal ensinadas na clínica odontológica para evitar qualquer problema, tais como:

  • Substitua as bebidas. Coloque na geladeira bebidas que contenham menos açúcar e ácido: água, leite, suco 100% natural. Beba e acostume seus filhos a beberem também.

Se você não pode evitar o prazer de beber um copo de refrigerante em um dia quente, você pode reduzir sua influência negativa:

  • Depois de consumir uma bebida de refrigerante, lave a boca para remover os restos que permanecem em seus dentes;
  • Use cremes dentais e enxaguantes bucais que contenham flúor. O flúor reduz a intensidade do desenvolvimento da cárie e fortalece o esmalte dentário;
  • Tente beber refrigerantes usando um canudo;
  • Nunca beba com o estômago vazio.

Caso os seus dentes já estejam muito afetados com o consumo de refrigerantes o ideal é buscar com o profissional de Endodontia ou Ortodontia o melhor tratamento e assim voltar a ter um sorriso bonito.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *