4 dicas para evitar fazer um canal dentário
Endodontia é um tratamento que é realizado para reparar um dente cujos canais radiculares foram danificados pela presença de uma infecção grave.
Quando um canal dentário é realizado, é necessário remover a polpa e os nervos da área central para serem completamente limpos e finalmente selados. Mas, e se dissermos que existe uma maneira de evitar esse procedimento? Veja a seguir:
Como detectar uma infecção dos dentes?
Antes de explicar como você pode evitar a necessidade de fazer um canal dente, queremos indicar alguns sinais que ajudarão você a entender se seus dentes estão comprometidos diante de uma infecção perigosa que pode exigir tratamento endodôntico.
Quando a presença de bactérias nos dentes se torna muito mais intensa devido à falta de uma boa higiene oral, essas bactérias atingem o centro do dente que afeta a polpa, causando um dos seguintes sintomas:
- Mastigação com dor;
- Alta sensibilidade ao frio e ao calor;
- Descoloração do dente;
- Inflamação das gengivas.
É por isso que, se você sofrer algum desses sintomas, a equipe da Kazoku convida você a entrar em contato o mais cedo possível com seu dentista, para que ele possa fazer um diagnóstico de emergência e aplicar o tratamento que julgar necessário. Mas a verdadeira questão que surge neste momento é:
Como evitar um canal dentário?
Como você já sabe, a higiene dental adequada e constante é extremamente importante se você quiser evitar um canal dente.
Deve-se notar que, para evitar a necessidade de passar por um procedimento médico odontológico, o principal é manter uma dentição saudável, por isso vamos compartilhar com você uma série de dicas que serão úteis e manterão seus dentes saudáveis por muitos anos.
- Faça uma rotina: Manter uma rotina diária para escovar os dentes é essencial, pois com isso você pode eliminar a placa bacteriana e a presença de qualquer bactéria que possa danificar seus dentes. Lembre-se dos ensinamentos que teve na Odontopediatria para manter a limpeza bucal.
- Fio dental: Evitar o acúmulo de partículas de alimentos entre os dentes deve ser um trabalho diário, por isso sugerimos que você use fio dental pelo menos uma vez por dia, mas lembre-se de fazer isso com delicadeza, pois o mesmo fio pode danificar suas gengivas e causar sangramento.
- Reduzir a ingestão de açúcar: Quando você reduz em sua dieta o consumo de alimentos ricos em açúcar, isso ajuda você a manter os dentes e as gengivas em um estado saudável.
- Traumas dentários: O tratamento com canal dentário pode surgir por causa de um trauma na região do dente, sendo assim é ideal tomar cuidado para evitar lesões durante atividades ou brincadeiras.
Estas são apenas algumas dicas que você pode levar em conta para ajudar seus dentes a permanecer saudáveis e fortes, sem a presença de infecções que fazem com que você marque uma consulta com seu dentista para uma emergência que termine em um canal dentário.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!