4 dicas para evitar fazer um canal dentário

dentista realizando canal dentario

Endodontia é um tratamento que é realizado para reparar um dente cujos canais radiculares foram danificados pela presença de uma infecção grave.

Quando um canal dentário é realizado, é necessário remover a polpa e os nervos da área central para serem completamente limpos e finalmente selados. Mas, e se dissermos que existe uma maneira de evitar esse procedimento? Veja a seguir:

Como detectar uma infecção dos dentes?

Antes de explicar como você pode evitar a necessidade de fazer um canal dente, queremos indicar alguns sinais que ajudarão você a entender se seus dentes estão comprometidos diante de uma infecção perigosa que pode exigir tratamento endodôntico.

Quando a presença de bactérias nos dentes se torna muito mais intensa devido à falta de uma boa higiene oral, essas bactérias atingem o centro do dente que afeta a polpa, causando um dos seguintes sintomas:

• Mastigação com dor;
  • Alta sensibilidade ao frio e ao calor;
  • Descoloração do dente;
  • Inflamação das gengivas.

É por isso que, se você sofrer algum desses sintomas, a equipe da Kazoku convida você a entrar em contato o mais cedo possível com seu dentista, para que ele possa fazer um diagnóstico de emergência e aplicar o tratamento que julgar necessário. Mas a verdadeira questão que surge neste momento é:

Como evitar um canal dentário?

Como você já sabe, a higiene dental adequada e constante é extremamente importante se você quiser evitar um canal dente.

Deve-se notar que, para evitar a necessidade de passar por um procedimento médico odontológico, o principal é manter uma dentição saudável, por isso vamos compartilhar com você uma série de dicas que serão úteis e manterão seus dentes saudáveis ​​por muitos anos.

• Faça uma rotina: Manter uma rotina diária para escovar os dentes é essencial, pois com isso você pode eliminar a placa bacteriana e a presença de qualquer bactéria que possa danificar seus dentes. Lembre-se dos ensinamentos que teve na Odontopediatria para manter a limpeza bucal.
  • Fio dental: Evitar o acúmulo de partículas de alimentos entre os dentes deve ser um trabalho diário, por isso sugerimos que você use fio dental pelo menos uma vez por dia, mas lembre-se de fazer isso com delicadeza, pois o mesmo fio pode danificar suas gengivas e causar sangramento.
  • Reduzir a ingestão de açúcar: Quando você reduz em sua dieta o consumo de alimentos ricos em açúcar, isso ajuda você a manter os dentes e as gengivas em um estado saudável.
  • Traumas dentários: O tratamento com canal dentário pode surgir por causa de um trauma na região do dente, sendo assim é ideal tomar cuidado para evitar lesões durante atividades ou brincadeiras.

Estas são apenas algumas dicas que você pode levar em conta para ajudar seus dentes a permanecer saudáveis ​​e fortes, sem a presença de infecções que fazem com que você marque uma consulta com seu dentista para uma emergência que termine em um canal dentário.