5 dicas para ler antes de fazer um implante dentário

implante

A colocação de implante dentário é um tratamento que ao longo dos anos tem atingido crescentes taxas de sucesso. É, portanto, um procedimento que com as precauções e cuidados adequados não deve gerar complicações.

Se você está pensando em substituir seus dentes perdidos por implantes, ou caso tenha acabado de se submeter à intervenção, é recomendável seguir as dicas a seguir. Isso ajudará a tornar o período pós-operatório suportável e contribuirá para a sobrevivência a longo prazo do tratamento.

Como é o pós-operatório?

É muito raro que, após a colocação de um implante dentário, surja uma dor intensa na área intervencionada. Contudo, é normal sentir um pequeno desconforto ou uma inflamação localizada.

Ambos os sintomas são transitórios e podem ser solucionados com a medicação prescrita pelo dentista que realizou a intervenção.

Cuidados após a colocação do implante

Embora as recomendações mais específicas para cada pessoa sejam oferecidas pelo profissional que realizou a Implantodontia, resumimos uma série de diretrizes gerais sobre cuidados e higiene.

1 – Dieta

Você deve esperar pelo menos 2 horas após a cirurgia para começar a beber ou comer alguma coisa. Uma vez que esse período tenha sido cumprido, recomendamos que você siga uma dieta suave e fria para o resto do dia, evitando mastigar a área intervencionada.

Embora você deva beber muitos líquidos e bebidas frias sejam recomendadas, é importante que você não beba álcool.

2 – Enxaguantes bucais

Não lave a boca ou cuspa imediatamente após o procedimento. Isso pode afetar o coágulo ou fazer com que os pontos caiam e produzam mais sangramento. A partir do dia seguinte à colocação do implante, enxágue suavemente com um enxaguante bucal prescrito pelo médico.

3 – Escovar os dentes

No mesmo dia da cirurgia, você deve evitar escovar. No entanto, a partir do dia seguinte, você pode começar a escovar os dentes suavemente. Naturalmente, é importante que você não escove a área da boca que foi operada.

4 – Sangramento

A cirurgia provoca sangramento que pode ser mantido por 24-48 horas depois. Para ajudar a controlá-lo, coloque uma gaze sobre a área do sangramento, morda para mantê-la no lugar e mude-a quando necessário.

Se o sangramento não diminuir, é importante evitar todas as atividades físicas e sentar-se para descansar.

5 – Inflamação

É comum que a inflamação continue por 48 a 72 horas após a intervenção na Clínica Odontológica. Para aliviar o inchaço, aplique uma compressa fria com leve pressão sobre a área afetada.

Embora também seja possível aplicar gelo, o uso prolongado pode causar queimaduras na pele. Portanto, se esta opção for escolhida, é preferível aplicá-la em intervalos de 10 minutos e depois descansar durante o mesmo período de tempo.

Se após três dias a inflamação não diminuir, entre em contato com o profissional que realizou a intervenção para detalhar sua situação.