Enxaguante bucal: qual é o uso certo?

enxaguante bucal

Para obter bons cuidados orais, recomenda-se não só escovar os dentes, mas também usar um enxaguante bucal que ajude a eliminar possíveis impurezas que permanecem em nossa boca após a escovação.

Atualmente, o uso desse tipo de produto está se tornando, em alguns casos, abusivo para os usuários. É verdade que os enxaguantes bucais são um bom método para a saúde bucal, mas não para as bactérias que causam mau hálito na boca. Veja a seguir:

enxaguante bucal

Como usar o enxaguante bucal?

Um enxaguante bucal atua também contra as bactérias que criam mau hálito, bem como placa bacteriana e gengivite, seu uso não deve ser abusivo para evitar afetar negativamente a boca. Muitas vezes são divididos em álcool ou sem ele, o seu dentista pode recomendar o uso daqueles que não contêm álcool, pois esse componente geralmente gera maior boca seca e um possível aumento da atividade bacteriana.

Faça a lavagem depois de escovar por cerca de 30 segundos. Geralmente, enxaguantes bucais para uso diário não precisam ser diluídos em água, mas aqueles que contêm medicamentos fazem isso para diminuir sua concentração.

Uma vez que o enxágue é feito, cuspa completamente o excesso de produto e evite consumir alimentos ou bebidas na próxima meia hora.

Existem enxaguantes bucais que contêm altas concentrações de álcool, enquanto outros são mais leves ou até mesmo sem álcool. No caso de enxaguantes bucais com mais álcool, não é recomendável enxaguar mais do que duas vezes por dia.

Este produto ajuda a prevenir cáries e doenças periodontais, combatendo o acúmulo de placa bacteriana nos dentes. Além disso, o uso de enxaguante bucal após a escovação ajuda a regular o pH da boca, mas não atua para fazer o clareamento dental.

Muitas pessoas confundem o seu uso achando que com o enxaguante podem fazer também o clareamento dentário, mas sua função não é essa. Para clarear os dentes é recomendado buscar outras formas de tratamento indicados pelo dentista.

Por fim, lembre-se que é necessário ter um cuidado bucal em sua casa, utilizando produtos adequados para a higiene perfeita da boca, mas sem esquecer as revisões periódicas em seu consultório odontológico, ligue para seu dentista de confiança e solicite um horário para que seu sorriso esteja sempre bonito.