4 motivos para passar fio dental

caixa de fio dental aberta com um pedaço para fora

caixa de fio dental aberta com um pedaço para fora

Talvez uma das questões que os pacientes mais ouvem do seu dentista é: “Você usa fio dental toda vez que limpa os dentes?”. Pouco a pouco o paciente vai tomando consciência da importância de seu uso, de incorporá-lo no cotidiano na higiene bucal por sua eficácia. O que os dentistas recomendam é usar fio dental pelo menos uma vez ao dia.

Ter boa higiene oral é essencial para os dentes saudáveis. Quando comemos, pequenas partículas de comida ficam presas entre os dentes e gengivas, por isso os dentistas especializados em endodontia recomendam escovar três vezes por dia, mas também aconselham usar o fio dental pelo menos uma vez ao dia para evitar no futuro ter que fazer um canal dente.

Com as crianças é necessário buscar com o dentista para criança a melhor forma e a idade ideal para utilizar o fio dental. Veja abaixo os motivos para usar o fio dental na higiene bucal:

  1. Limpeza mais eficaz do que apenas escovar. Ao contrário do que pode parecer, não é suficiente usar a escova de dentes, pois só removeremos a placa da superfície do dente, mesmo que o flúor na pasta de dente ajude a ser mais eficaz. Mas há áreas em que não estamos agindo: entre os dentes. O fio dental é capaz de remover a placa que se forma nas articulações interdentais, onde se acumula placa que não poderia ser eliminada de outra forma.
  2. Nós protegemos as gengivas. O ponto onde os dentes e as gengivas entram em contato é uma fonte de acúmulo de partículas de alimentos. A placa nessa área endurece com o tempo, a ponto de ser necessário ir ao dentista para removê-la (limpeza gengival). Com o fio dental, podemos evitá-lo.
  3. Economia. Manter dentes mais saudáveis ​​previne infecções nas gengivas (gengivite) ou cárie dentária, reduzindo visitas ao dentista para tratamentos que envolvem um custo para a saúde e nossos bolsos. Além disso, o custo do fio dental é muito baixo.
  4. Ajuda a prevenir outras doenças. Como mencionamos no ponto anterior, evitamos o aparecimento de cáries, gengivite, mau hálito, doenças periodontais, etc. Mesmo, numerosos estudos mostraram que certas doenças cardiovasculares estão relacionadas às bactérias que compõem a placa dental.

Por isso, além de consultas regulares ao dentista para criança, recomenda-se passar o fio antes de escovar os dentes para um resultado ideal e um sorriso bonito.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *