Como acabar com o medo de dentista dos filhos

pasta de dentes

Há medos e fobias que nascem na infância e permanecem com o passar do tempo. Um desses medos e que ataca muitas pessoas uma vez por ano, mais ou menos, é quando se trata de ir ao dentista.

A verdade é que a má impressão dos dentistas entre a população tem uma explicação mais complexa do que se parece. As crianças são realmente aquelas que temem o dentista infantil ou são os adultos que transmitem o terror adquirido aos pequenos?

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima-se que 15% da população mundial tenha “odontofobia”, apesar do fato de que durante anos as consultas e dispositivos de dentistas foram preparados para que o paciente permanecesse relaxado e não sentisse nenhuma dor.

pasta de dentes

Como ajudar o seu filho a eliminar o mesmo de ir ao dentista infantil?

Seja um exemplo para ele

As crianças aprendem por imitação. Se você tem medo do dentista e mostra isso, seu filho também pode acabar tendo. Se você quer que ele aprenda corretamente para manter dentes fortes e saudáveis, seja o espelho dele.

Não use o dentista como uma ameaça ou punição

Querendo que eles mantenham uma higiene diária com a ameaça de que, se não fizerem isso, seus dentes podem cair e terão que ir ao dentista infantil, quando eles forem a clínica de odontopediatria isso geralmente não terá o efeito que os pais querem. Muito pelo contrário. Gerará rejeição, mais medo do dentista e ansiedade na criança que perceberá este profissional mais como um inimigo do que um aliado.

Não minimize seus medos

Não minimizar os medos das crianças, ignorá-los ou rir muitas vezes dão bons resultados. A melhor coisa é que você ouça o seu filho e mostre que a consulta ao dentista para criança pode ser algo agradável e que isso só fará bem para a sua saúde bucal. Converse com seu filho para garantir que não há nada a temer. As crianças precisam entender que o dentista infantil é importante e, acima de tudo, que é normal.

Escolha um bom dentista de odontopediatria

A escolha do especialista em odontopediatria é fundamental para que as crianças possam ter uma boa experiência. O dentista usa técnicas de manejo comportamental que contribuem positivamente para o controle das emoções relacionadas ao medo e à ansiedade.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *