Como a escovação previne a cárie

escova de dente com doce

escova de dente com doce

A cárie é a principal causa de perda dentária, por isso é importante fortalecer a cultura de prevenção e, assim, evitar o aparecimento de cáries em crianças e adultos através da escovação correta.

A escovação dos dentes tem a missão de eliminar a placa bacteriana, na qual milhares de microrganismos são encontrados. Estes decompõem os resíduos de alimentos, gerando uma substância ácida que é a causa da cárie dentária.

Sua gravidade deve-se ao fato de ser uma condição destrutiva que forma cavidades profundas na estrutura dos dentes. Com a escovação e cuidados certos é possível também evitar tratamentos como o canal dentário.

Aprenda neste artigo a cuidar da sua saúde bucal com a escovação:

Como evitar a cárie

Cárie, quando no início, começa no esmalte externo, não causa dor e é percebida apenas como uma mancha branca, esta seria a melhor hora para ir ao seu médico para evitar mais complicações.

Se, durante a primeira fase de cárie ela não for detectada e erradicada, ela pode se tornar grave, no qual se estende para a dentina -Tecido que está abaixo do dente- esmalte, o que pode gerar desconforto quando se mastiga, e sua cor se torna escura. A Cárie de terceiro grau atinge a polpa interna do dente e a dor que é gerada é persistente e intensa. Neste casos pode-se indicar o tratamento de canal.

O tratamento de canal é recomendado quando o dente foi muito afetado pela cárie, a técnica visa remover a polpa morta. Em seguida, o orifício é limpo com um líquido que também ajuda a eliminar qualquer infecção.

Alguns dos principais sinais que as pessoas com cáries apresentam são: dor nos dentes ao comer, mastigar ou durante a escovação; bem como a aparência de manchas brancas ou escuras.

A melhor maneira de prevenir a cárie dentária é através da higiene bucal e técnicas adequadas de limpeza informadas pelo profissional de endodontia. Escovar corretamente ajuda a reduzir seu aparecimento, os alimentos com maior capacidade de adoecer os dentes são aqueles ricos em açúcares. Sempre escove os dentes após todas as refeições e especialmente antes de ir para a cama e ao levantar-se.

Além disso, é necessário limpar a língua, pois apresenta irregularidades que são um foco para o acúmulo de microorganismos. Associada da limpeza diária, a ingestão de certos alimentos fibrosos, como maçãs, ajuda a prevenir o aparecimento de cáries.

Como está a escovação de seus dentes? Mantenha a sua saúde bucal em dia com a equipe Kazoku. Entre em contato!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *