As diferenças entre o aparelho móvel e fixo

aparelho fixo

aparelho fixo

Para os diferentes tratamentos ortodônticos existem diferentes tipos de aparelhos, entre os quais alguns são fixos e outros removíveis. Cada tipo de aparelho é usado em certos casos para tratar alguns tipos de problemas específicos. Abaixo, apresentaremos algumas das principais características e diferenças entre o aparelho ortodôntico móvel e fixo:

Aparelho dentário móvel

Os aparelhos móveis são aqueles que podem ser facilmente colocados e removidos a qualquer momento pelo paciente, e sua operação é simples. Eles geralmente são feitos a partir de um molde retirado da boca do paciente.

Estes incluem alinhadores, usados ​​tanto em crianças quanto em adultos para corrigir mal-posições dos dentes, que podem e devem ser removidos durante a refeição ou higiene bucal para que não incomodem. No entanto, eles geralmente têm uma capacidade de correção menor e mais limitada do que os aparelhos fixos e não podem corrigir certos problemas mais acentuados ou sérios para os quais um fixo seria necessário.

Além disso, sua eficácia depende, em grande parte, se o paciente colabora e está usando o aparelho ortodôntico corretamente pelo tempo indicado, ou então não será eficaz.

É por essa razão que eles são normalmente usados ​​para corrigir problemas mais simples e / ou menores, onde não é necessário usar aparelhos fixos, e é menos irritante ou dispendioso usar um aparelho dentário removível.

Aparelho dentário fixo

Por outro lado, existem os aparelhos fixos, que têm uma colocação complexa e só podem ser colocados e removidos pelo dentista especialista em ortodontia, que deve estar devidamente qualificado para colocá-los da maneira correta.

Normalmente, eles têm uma capacidade corretiva maior do que os removíveis, para que possam corrigir problemas mais acentuados ou graves. Eles também têm a vantagem de que não há possibilidade de o paciente não usá-los durante o tempo indicado e não cumprir o tratamento, já que ele não pode retirar o aparelho ortodôntico sozinho.

Em qualquer caso, recomendamos que, em caso de dúvida, fale diretamente com o seu dentista. Em nenhum lugar você será capaz de se aconselhar melhor do que em sua clínica odontológica.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *