Quando levar o bebê ao dentista pela 1ª vez

bebê ao dentista

 

Seu bebê passa por momentos importantes todos os dias, e sua primeira visita ao dentista infantil é outro momento importante para incluir em sua rotina.

A primeira consulta do seu filho ao dentista infantil deve ocorrer depois que o primeiro dente aparecer. Por que tão cedo? Assim que seu bebê tiver dentes, ele pode desenvolver uma cavidade. Por isso entender quais os cuidados para a saúde bucal de seu filho podem ajudar para que no futuro ele tenha um sorriso saudável para a vida toda.

Examinando os dentes do bebê

É aconselhável fazer a primeira consulta com o dentista no primeiro ano de vida. Por quê? Por ter sido observado que muitas crianças antes dos 3 anos de idade já sofreram lesões (golpes) nos dentes, têm cárie (cárie desde a infância ou por causa da mamadeira) ou problemas associados à oclusão por conta de hábitos errados de higiene bucal.

Assim, estabelecendo a primeira revisão ao dentista ao longo de 12 meses de idade pode começar com medidas preventivas em termos de hábitos e limpeza bucal. Todos esses cuidados podem ajudar e favorecer um bom desenvolvimento dentário dos menores da casa.

A Odontopediatria examinará os dentes e as gengivas para analisar se os dentes do bebê são de cor branca uniforme. Verificar se não há alterações no crescimento normal das mandíbulas ou posição dentária que possam estar associadas a hábitos como chupar o polegar ou outro dedo, uso de chupeta, respiração oral, etc. Ensinando os papais e mamães o cuidado oral que devem ter quando se trata de limpar as gengivas e os dentes de leite.

A consulta de crianças ao dentista

O dentista para criança fará uma revisão dos dentes e gengivas para verificar possíveis problemas como mordida cruzada, alterações abertas e o crescimento será avaliado e, provavelmente, começará um registro médico e odontológico da criança. É hora de corrigir os maus hábitos a tempo e introduzir bons hábitos de limpeza desde o início.

Na hora de ir ao dentista, os pais devem se esforçar para transmitir aos filhos uma sensação de confiança e segurança. É necessário que a criança e o dentista tenham um bom relacionamento e não criem medos no início.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *