Como é feito implante dentário?
A cirurgia de implante dentário é um procedimento que substitui as raízes dos dentes por parafusos de metal, é um tratamento usado em casos que é preciso substituir o dente perdido ou danificado por um dente artificial que irá desempenhar a mesma função que os dentes reais.
Os implantes dentários são feitos de dióxido de titânio, um material que, diferentemente do que muitos acreditam, não produz rejeição e é capaz de se ligar intimamente ao tecido ósseo após um período de tempo.
Saiba mais:
O que o processo de implante envolve?
A Implantodontia é realizado através da cirurgia oral após a sedação. O implante dentário deve ser colocado cirurgicamente no osso maxilar. Se a mandíbula não é espessa o suficiente ou é muito mole, um enxerto ósseo pode ser necessário antes de realizar a cirurgia de implante dentário.
O enxerto ósseo pode criar uma base mais sólida para o implante dentário. Com um enxerto ósseo, um pedaço de osso é removido de outra parte da mandíbula ou osso e transplantado para a mandíbula onde o implante será feito.
Existem várias contra-indicações para a colocação de uma prótese dentária, por esta razão, antes de fazer este tipo de intervenção, o médico deve ser informado de todos os problemas de saúde do paciente.
O recomendado é realizar todos os testes necessários e garantir que nenhum problema de saúde interfira o procedimento e também para ver que tipos de tratamentos dentários alternativos existem no caso de detecção de quaisquer contra-indicações. Também é muito importante informar seu médico sobre alergias à anestesia ou outros medicamentos.
Cuidados com a prótese dentária
Os implantes dentários diferentemente dos dentes naturais não são propensos à cárie dentária, mas o paciente deve manter a limpeza adequada indicada pelo dentista para promover a saúde bucal contínua. Se não forem bem cuidados os implantes dentários podem inflamar as gengivas e causar a perda óssea.
Embora a inflamação e a infecção localizadas ao redor dos dentes sejam conhecidas como doença periodontal, em torno dos dentes implantados acontece um processo similar chamado de peri-implantite. Por isso é necessário que o dentista avalie as medidas necessárias para manter os implantes dentários limpos e saudáveis no tecido, mas, acima de tudo, o paciente deve fazer a rotina de limpeza diária com a escovação e fio dental.
Tempo de cicatrização do procedimento
O tempo de cicatrização dos implantes dentários varia, pois dependerá da qualidade do osso do paciente e geralmente é prolongado nos casos em que é necessário realizar procedimentos complementares. Em geral, os implantes dentários podem levar de dois a quatro meses para o osso curar.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!