5 sinais que você precisa de aparelho dentário

aparelho

O aparelho ortodôntico tem a finalidade de corrigir problemas relacionados a mordida torta, dentes desalinhados e espaçados entre muitos outros casos e, quando não são tratados corretamente pode fazer com que haja impactos negativos em sua saúde oral.

Por isso, ir ao dentista para fazer uma análise dos dentes e verificar se é necessário o uso do aparelho dentário é essencial. Sendo assim, é preciso marcar uma consulta com um ortodontista para determinar se é necessário realizar qualquer ação, seja agora ou no futuro.

Acompanhe o texto e saiba quais os sinais que indicam que você precisa usar o aparelho dentário:

aparelho

Dentes tortos ou desalinhados

Este é o motivo mais comum para buscar tratamento ortodôntico, principalmente em crianças. Isso ocorre basicamente quando não há espaço suficiente na boca para todos os dentes, sem espaço adequado, os dentes se acumulam resultando em dentes tortos.

Infelizmente, a superlotação tende a piorar com o tempo e pode complicar até mesmo a simples tarefa de escovar e usar fio dental, o que requer mais tempo e esforço para limpar todos os dentes adequadamente. O que pode causar o acúmulo de placa que, por sua vez, faz surgir a cárie dentária, mau cheiro, doenças nas gengivas e perda de massa óssea ao redor dos dentes.

O aparelho ortodôntico em idade precoce ajudará a alinhar e endireitar os dentes, a fim de evitar futuros problemas de dor e saúde bucal, reduzindo o risco de cáries e doenças gengivais.

Mordida profunda ou sobremordida

A severidade da sobremordida pode variar, mas uma sobremordida é freqüentemente notada quando os dentes da frente se projetam muito mais do que os dentes inferiores. Uma mordida aumentada pode causar os seguintes problemas de saúde bucal:

• Maior risco de trauma nos dentes da frente;
  • Aumento significativo da probabilidade de fratura dos dentes da frente na causa da lesão;
  • Complicações e redução da longevidade da restauração dentária.

Estes fatores podem indicar a necessidade de uso de aparelho dentário.

Mordida Cruzada

Uma mordida cruzada é uma mordida em geralmente o dente superior está por trás do dente inferior oposto. Se não for tratado, esse problema pode causar:

• Desgaste excessivo ou fratura de ambos os dentes;
  • Aumento da recessão das gengivas dos dentes afetados;
  • Crescimento mandibular assimétrico.

Mordida Inferior

Uma mordida inferior é uma mordida na qual todos os dentes frontais superiores estão atrás dos dentes inferiores da frente. Este sinal é geralmente associado a um tamanho desproporcional da mandíbula e pode causar os seguintes problemas:

• Aparência facial desequilibrada;
  • Envelhecimento facial acelerado;
  • Dificuldade em morder e mastigar.

Mordida aberta

Uma mordida aberta é uma mordida anormal na qual os dentes da frente não se tocam.

Isso pode causar:

• Dificuldade em morder;
  • Problemas de fala, como também dores de cabeça.

Os sinais indicados acima podem determinar a necessidade de tratamento com aparelho dentário, no entanto, o recomendado é realizar uma consulta com foco em ortodontia com a Kazoku Odontologia, examinaremos os dentes e toda a boca para fazer uma verificação completa e indicar o melhor tratamento para ter um sorriso saudável e bonito.

Entre em contato!