Higiene bucal: Passo a passo

A sua saúde bucal possui um grande efeito sobre sua aparência e sua confiança, por isso é preciso que você realize corretamente uma rotina saudável de higiene bucal.

A higiene bucal é, sem dúvida, uma das medidas de prevenção mais importantes, pois com os cuidados certos é possível diminuir a incidência de cárie e doença periodontal, uma vez que essas patologias estão intimamente relacionadas ao acúmulo de placa bacteriana.

Além da consulta regular ao dentista o paciente deve fazer sempre uma boa higiene bucal em casa, cuidando para que os dentes permaneçam saudáveis e bonitos.

Abaixo estão algumas dicas sobre como deve ser sua rotina de higiene bucal:

Como deve ser sua rotina de higiene bucal?

O primeiro passo para realizar a higiene dos dentes é escolher a escova e creme dental que sejam adequadas para uma boa escovação e sua necessidade. Tome cuidado, pois escovas com cerdas duras podem produzir lesões.

O creme dental tem o objetivo primário de fornecer efeitos benéficos que protejam contra a incidência de doenças bucais, como a cárie, redução da hipersensibilidade dentária e doença periodontal.

Cada pessoa precisa de um tipo de escova, pois há no mercado com tamanhos e cerdas diferentes, o ideal é perguntar ao seu dentista o modelo ideal para o seu caso em suas consultas ao consultório odontológico.

O tempo ideal de duração da escovação é de pelo menos 2 minutos. Procure fazer a escovação dos dentes com movimentos circulares para que a escova possa atingir toda a anatomia gengival para controle completo da placa dentária e outros problemas que possam afetar seus dentes por falta de uma boa higienização.

É de suma importância incorporar as técnicas e métodos de limpeza indicadas por seu dentista para a higiene bucal diária. A limpeza dos espaços é eficaz para reduzir a inflamação gengival e a cárie.

Por isso, o recomendado é usar o fio dental após a escovação, ele ajuda a remover os alimentos que ficam acumulados entre os dentes. Mas preste atenção ao usar fio dental, pois pode machucar a gengiva se for usada de maneira errada.

Depois de usar o fio dental você pode finalizar com um enxaguante bucal. Os enxaguantes bucais ajudam a complementar as medidas preventivas de controle da placa bacteriana e melhorar a halitose. Opte por utilizar um enxaguante recomendado por seu dentista.

O último passo para ter uma higiene bucal eficaz é visitar seu dentista em consultas regulares a clínica odontológica para garantir que a técnica e rotina utilizada estão sendo feitas corretamente.

Durante a sua consulta pergunte ao seu dentista se há algo que você deve prestar atenção extra durante a sua rotina de higiene bucal e caso precise de uma limpeza mais profunda ele te mostrará o melhor tratamento para que tenha uma boa saúde bucal.