Aftas celíacas: O que são e como tratar?

A doença celíaca é um distúrbio gastrointestinal encontrado em, aproximadamente, 1% da população mundial, caracterizada pela intolerância ao glúten (proteína presente no trigo, centeio, cevada, e outros grãos).

A intolerância ao glúten faz com que o sistema imunológico do paciente ataque o intestino delgado na sua presença. Causando desconforto abdominal, essa resposta do corpo pode levar a danos de longo prazo no revestimento intestinal, dificultando ou não permitindo a absorção de inúmeros nutrientes essenciais ao funcionamento adequado do organismo.

Além de afetar o intestino, a doença celíaca também ataca a boca e, de acordo com a Associação Dental Canadense, isso reflete a deficiência em minerais e vitaminas causada pela incapacidade de absorção do corpo. As aftas causadas pela doença são, por sua vez, bastante similares às úlceras orais, conhecidas simplesmente como “aftas”. No entanto, é possível identifica-las. Se forem esbranquiçadas e estiverem na língua e nas bochechas, se houver defeitos visíveis no esmalte do dente ou se tiverem erupções cutâneas, dores de cabeça, diarreia e inchaço, deve-se atentar para a presença de doença celíaca.

Uma vez que o problema se inicia com a intolerância ao glúten, o tratamento começa eliminando-se o glúten da dieta. Se os sintomas não passarem, é necessário buscar ajuda médica.