Odontofobia: Por que existem tantas pessoas com medo de dentista ?

Desde crianças, as pessoas costumam assistir filmes, desenhos, ou notícias em que o medo de dentistas aparece. Na verdade, são muitos os indivíduos que sentem pânico com o barulho dos aparelhos de um consultório odontológico e a simples presença de um profissional da área. Estudos estimam que por volta de 15 a 20% dos pacientes têm, de fato, medo de ir ao dentista no Brasil.
Muitos discutem que a origem desse medo vem de métodos antigos que eram extremamente desconfortáveis para os pacientes. Esse desconforto era muito comum e compreensivo, já que o desenvolvimento da área da saúde não era avançado igual a hoje.
Atualmente, porém, mesmo após a modernização dos instrumentos usados nos consultórios odontológicos, ainda existe uma parcela significativa da população que sofre da odontofobia e essa, por sua vez, tenta ser explicada pelo fato de o paciente ter sofrido alguma experiência traumática na infância ou até mesmo ter pais que tenham transmitido seus medos para os filhos.
Nesses casos, é fundamental que o paciente procure ajuda com um psicólogo ou psiquiatra, visto que a odontofobia pode prejudicar o desenvolvimento de tratamentos odontológicos e consequente saúde bucal, causando problemas, também, de autoestima.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *