O que são implantes dentários?

No Brasil, metade da população adulta tem perda dentária grave. Segundo o IBGE, 50% dos adultos tem 20 ou menos dentes funcionais, enquanto que, para os idosos, essa taxa sobe para 70%.

Apesar de muitas pessoas não saberem o que é ou como funciona um implante dentário, colocar implante é um procedimento bastante comum no meio odontológico. Ele consiste em estruturas metálicas, geralmente de titânio, que são posicionadas cirurgicamente no osso maxilar, de forma a substituir as raízes dentárias de dentes que estão total ou parcialmente insalubres. Sobre eles, então, o dentista coloca dentes artificiais. O procedimento é realizado com pinos sendo colocados sob a gengiva que, depois, encaixam esses dentes artificiais que podem estar ou agrupados em uma ponte ou isolados.

Como são integrados ao osso, os implantes fornecem alta estabilidade aos dentes artificiais colocados sob as estruturas metálicas, garantindo com que as próteses não escorreguem nem mudem de posição durante a alimentação e a fala.

Dentaduras comuns, em contraste, são, muitas vezes, desconfortáveis para os pacientes, que por sua vez não se adaptam aos aparelhos e sentem dores em pontos sensíveis da boca. No entanto, para receber um implante, que é um procedimento mais invasivo, é necessário que as gengivas do paciente estejam relativamente saudáveis e que os ossos estejam adequados para sustentar a estrutura.

Dessa forma, fica a critério de cada pessoa decidir se prefere um procedimento mais invasivo, porém com maior durabilidade e conforto ou o uso de dentaduras.

2 respostas
  1. Roseli Cavinati
    Roseli Cavinati says:

    o que e implante zigomaticos, voces fazem esse tipo de procedimento ou nao……pois nao tenho estrutura ossea boa. voces cobram a consulta…

    Responder
    • Rafael
      Rafael says:

      Olá Roseli!

      O implante zigomático é a alternativa ideal para pessoas que perderam a estrutura óssea absorvida pelo organismo, não necessitando de enxerto ósseo. Nessa técnica, os pinos de titânio são fixados no osso zigomático, por um acesso intrabucal. Os implantes dentários zigomáticos têm como função servir de ancoragem para próteses dentárias.

      Nós, da clínica Kazoku, temos especialistas em implantodontia que poderão tirar suas dúvidas. Já estamos enviando um e-mail com maiores explicações do tratamento e de como podemos te ajudar.

      Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *