Escovar os dentes com força e da forma errada pode causar sensibilidade

Muitas pessoas acreditam, na tentativa de deixar os dentes “mais limpos”, que escovar com força é a maneira correta de fazê-lo. No entanto, quanto maior a pressão posta durante a escovação, maior é o desgaste do esmalte do dente e a possibilidade de retração gengival. Quando isso acontece, a dentina fica desprotegida e, consequentemente, os estímulos de temperatura conseguem chegar à polpa, onde ficam os nervos e os vasos sanguíneos, causando a sensação de sensibilidade.

O correto é escovar com suavidade, atingindo todas as áreas possíveis durante o processo. Os locais onde a escova de dente não consegue alcançar, calculados em torno de 35% da superfície dental, podem ser devidamente mantidos através do uso do fio dental, que, por sua vez, mostra-se de extrema importância na rotina diária de higiene bucal.

A má escovação, quando associada a longa data, pode agravar cada vez mais o problema da sensibilidade, além de cáries, gengivite e bruxismo. Assim, é necessário visitar um dentista assim que o problema da má escovação tiver sido identificado pelo paciente.

Por isso, para manter a qualidade da saúde dental é recomendável visitar um dentista, pelo menos, duas vezes ao ano.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *