Por que é tão importante ter uma mordida correta?

De acordo com um estudo publicado em 2011 pelo American Journal of Orthodontics and Dentofacial Orthopedics, 890 pessoas avaliaram fotografias que haviam sido editadas para mostrar mordidas normais e mordidas imperfeitas, chamadas de oclusão.

Segundo o relatório final, as classificações de “atraente”, “inteligente”, “agradável”, “bonito” e “extrovertido” diferiam de forma significativa dependendo da condição de oclusão representada, sendo que as pessoas com mordida correta eram relacionadas a “atraentes” e “inteligentes”.

A má oclusão pode ser hereditária, ou resultado de maus hábitos, como chupar dedo, chupeta ou a perda prematura de um dente. A mordida incorreta pode interferir na mastigação e na fala, além de causar desgastes anormais ao esmalte do dente e trazer ou intensificar problemas com a autoestima do paciente.

Assim, torna-se importante a correção do problema, que traz uma melhora na saúde bucal, visto que dentes tortos dificultam o processo de higienização, como a escovação diária, e um aumento na autoestima. O tratamento ortodôntico costuma ser o mais indicado, sendo que os bráquetes, hoje em dia, já são fabricados de forma que o tratamento do paciente seja o mais discreto possível.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *