A Saúde Bucal na Terceira Idade

Com a idade, o envelhecimento geral, mesmo com uma boa saúde e higiene bucal, traz uma série de problemas e desconfortos que devem ser tratados para a manutenção de uma vida com qualidade para os idosos.

Em especial, o uso de fio dental tem uma importância ímpar para esse grupo, visto que doenças de gengiva inevitavelmente os atingem. Mesmo que o paciente mantenha uma boa saúde bucal e higienização, o passar dos anos inevitavelmente traz o recesso das gengivas e o aumento da sensibilidade. O fio dental, por sua vez, atua promovendo a saúde da gengiva, diminuindo os efeitos desse processo.

Outro problema que acomete pacientes na terceira idade é a boca seca, ou xerostomia, que também pode ter seus efeitos minimizados com o uso do fio dental. Estudos mostram que a boca seca pode aumentar os riscos de doenças de gengiva, já que não há liberação suficiente de saliva para eliminar bactérias e partículas de alimento acumuladas.

Além disso, cáries e problemas com a raiz dos dentes são mais comuns nesse público. O uso de creme dental para dentes sensíveis e com flúor, então, se torna um fator importante para manter a saúde bucal dos idosos.

Finalmente, devemos atentar para a gengivite, que pode ser agravada pela má alimentação, higiene bucal inadequada, doenças sistêmicas, como a diabetes, e fatores ambientais, como o estresse e fumo.

Dessa forma, consultas periódicas com o seu dentista para a realização de exames, limpeza e orientação sobre a manutenção da saúde bucal são altamente recomendadas para que os idosos mantenham uma vida de qualidade.