Cuidados que você precisa tomar se tem dentes sensíveis

Se você é do tipo de pessoa que sente uma pontada nos dentes quando toma sorvete ou quando tenta apreciar uma xícara de chá ou de café quente, é importante que o seu caso seja acompanhado por um dentista, na tentativa de descartar a possibilidade de se ter cárie ou um dente fraturado.

Podendo variar de uma pontada ocasional a dores frequentes, o problema da sensibilidade dental é, na verdade, bastante comum devido a uma variedade de fatores. Como exemplo, podemos mencionar a gengiva que se afastou dos dentes (recessão gengival) conforme a pessoa envelheceu ou o esmalte dental que se tornou fino por causa do desgaste, que, por sua vez, expõe a superfície da raiz dos dentes, causando os sintomas de sensibilidade.

Outras possíveis causas podem ser a escovação com aplicação de grande força, levando a um desgaste no esmalte ou retração gengival, o desenvolvimento de gengivite, irritação temporário pelo uso de produtos de clareamento dental, o ranger involuntário dos dentes, a ingestão de alimentos ou enxaguantes bucais ácidos, entre outros.

Assim, é muito importante consultar o dentista para saber qual é a melhor forma de tratar os dentes sensíveis. O profissional também vai determinar se o paciente precisa ou não de aplicação de flúor ou selante bucal, assim como o uso de creme dental dessensibilizante.